30.3.11

Lixo Extraordinário ou Seminário de Oficina I


Nunca foi tão grande a proporção da raça humana e nem tão alarmante a sociedade do consumo. A ótica capitalista influi na ocupação do espaço e as paisagens tornam-se desiguais. Mas há uma mudança na mentalidade: os costumes são passíveis de crítica, um documentário sobre a temática do lixo urbano é indicado ao Oscar e a amplitude da Bioarquitetura,que comprova a função do arquiteto além do ato de projetar, acompanha os processos de criação dos objetos de uso, mas levando-se em consideração as consequências do emprego de determinado objeto. Pois as pessoas as quais o utilizam, o consomem. Mas a utilidade não é eterna nem as necessidades são imutáveis. É como se em um certo espaço de tempo o projeto perdesse a utilidade. E pra onde vai o objeto de uso quando esse torna-se um obstáculo?

Vila Estrutural,DF
.

Até que ponto um espaço em potencial arquitetônico deve resignar-se a um ambiente propício para "acolher" os despojos humanos? É necessário considerar a cidade - e todos os seus espaços - como um organismo vivo. Mas lembre-se: a Arquitetura também se submete às questões sociais,ambientais e econômicas, estando inserida numa complexa rede de relações humanas. O design além do design, o objeto além do objeto.


Lugar: Brasília, Objeto: Lixo.

28.3.11

Minoru Yamasaki.
Um arquiteto de renome, que utilizou os conceitos modernistas para o edifício Pruitt-Igoe,implodido em 1972.Também projetou o World Trade Center,local de negócios,da manutenção do funcionalismo do sistema capitalista.11 de setembro de 2001 é pois,um marco:o caos dos ataques terroristas.
Então,a Arquitetura tem o poder de projetar soluções definitivas?


Os estilos arquitetônicos correspondem ao ideal,e às necessidades de um certo grupo de pessoas inseridas em determinado contexto?Levantar questões e problemas é também função do arquiteto,saber resolvê-los é outra história.
(Existem soluções definitivas?)      

18.3.11

Não acredite em tudo o que vê.Use os 7 sentidos!




Os olhos são instrumentos simples,e no meu caso míopes, que o cérebro usa pra detectar o mundo ao redor...acontece que o cérebro não é apenas associado à lógica.A abstração também faz parte. É possível criar uma sala dentro de uma piscina,sem que as pessoas se molhem...porque Arquitetura é também visual,ou seja,a mistura do lógico com o fantástico: é o remoto controle da visão associado com todos os outros sentidos.

                                                    
                                       
                                         





HELLO WORLD!


O título se refere à 'boa sorte' pro pessoal da Ciência da Computação, representado pelo professor Vinícius, que auxilia os semi-arquitetos (em formação) a saber decodificar o mundo imaterial representado pela tela do computador.
Mas devo confessar que prefiro o Bat Macumba dos Mutantes pra  inaugurar essa nova atividade: