18.4.11

Resenha: Lente Cultural.

As construções históricas brasileiras têm como marco a sua relação com as questões religiosas.



Influenciada pelo catolicismo, a Arquitetura do século XVII vista em São João Del Rei contém a visão a qual afirma o desejo de se obter em uma obra civil o prosseguimento do ato criador de Deus, como visto no texto de Argan, quando esse relata o mito do ‘arquiteto demiurgo’.
Assim, com a aceitação do exagero, do detalhamento nas ornamentações, os templos ganharam espaço na construção de uma identidade: o Barroco Mineiro.
De uma maneira suntuosa, os materiais de construção e a forma em que são dispostos, objetivam a criação de um ambiente capaz de elevar o homem às mais magníficas formas de culto. E é justamente essa suntuosidade que traz a sensação visual do divino.

                                               


É possível estabelecer contrapontos com relação às formas de ocupação da cidade: reunindo  o Barroco, o Ecletismo e o Moderno, São João del Rei não pode ser considerada uma cidade estática, pois acompanha as evoluções e revoluções culturais. Contendo os elementos remanescentes dos séculos XVII e XVIII, SJDR também apresenta as características e os problemas de uma cidade em expansão. O caminho da minha casa até o CTAN revela traços de uma ocupação desigual e desorientada, em que nada remete à paisagem de uma cidade considerada histórica.




       
        Teatro Municipal, edifício Eclético em SJDR.



Novo trabalho de photoshop.

FÉ: a verdade mística. Um contraste entre as diversas manifestações culturais de diferentes povos, no que tange a religião. Uma igreja de São João del Rei em constraste com as pirâmides do Egito, Jesus Cristo e Gandhi, em diferentes versões dos ideais de Salvador. Uma manchete de jornal revela os níveis de devoção além dos limites, a imagem ao lado brinca com a ideia de fragilidade do papa, que pode não ser o representante de Deus na Terra e, sim, apenas um homem diante das cirscuntâncias (surreais) da natureza. e a Marcha da Família com Cristo (abaixo da imagem de Gandhi) revela o papel preponderante da Igreja Católica na História do Brasil. Há uma luz supostamente vinda do infinito, a qual se espalha por todos os lados, e ilumina, portanto, todos os credos, todos os deuses e todos os povos. Os pássaros que voam num céu de luz são manifestação da arte local, entre escultura e almofadas bordadas.